Família confirma que corpo encontrado em Mar Grande é de mergulhador que desapareceu na baía de Todos-os-Santos
20/12/2024
Corpo foi avistado por pessoas que passaram pela área na manhã desta sexta-feira (20). Williams da Silva Teixeira estava desaparecido desde segunda (16). Corpo de mergulhador profissional foi encontrado quatro dias depois na baía de Todos-os-Santos
Arquivo pessoal
A família do mergulhador Williams da Silva Teixeira, de 54 anos, confirmou que o corpo encontrado na manhã desta sexta-feira (20) é dele. O corpo foi avistado por pessoas que estavam em uma embarcação nas proximidades de Mar Grande, localidade do município de Vera Cruz.
O mergulhador profissional estava desaparecido desde a última segunda (16), quando fazia um serviço de sondagem para a ponte Salvador-Itaparica próximo à Ponta de Humaitá, na baía de Todos-os-Santos, em Salvador.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia, mas ainda não confirmou oficialmente que o homem encontrado sem vida era Williams.
Sondagem em grande profundidade
De acordo com a assessoria do Governo da Bahia, Williams atuava na substituição de uma das boias de sinalização de ancoragem, quando foi verificado que o cilindro de oxigênio dele subiu até a superfície do mar. Ao perceber isso, outro mergulhador que estava no apoio submergiu para verificar a situação, mas não localizou o colega.
O governo baiano informou que acionou o Corpo de Bombeiros, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar e a Marinha. As buscas foram iniciadas ainda na segunda, mas precisaram ser interrompidas por conta da má visibilidade à noite. O trabalho foi retomado por volta das 5h desta terça.
Passageira de ônibus fica gravemente ferida após ter braço atingido por poste em tentativa de fazer selfie na Bahia
Batida entre carro e caminhão termina com duas pessoas mortas e três feridas no interior da Bahia
Vídeo mostra acidente que terminou com morte de bebê e seis pessoas feridas na Bahia
A Marinha, por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), enviou uma equipe de busca e salvamento para o local. O órgão também divulgou aviso aos navegantes para solicitar apoio a todas as embarcações que estejam nas áreas próximas.
Suspeita de irregularidade
Uma fonte ligada ao trabalho de Williams disse à TV Bahia que o mergulhador pode ter sido pressionado a realizar o serviço de sondagem sem as devidas condições. Isso porque havia três mergulhadores para fazer o trabalho a uma profundidade de 40 metros, mas eles não conseguiram concluir a tarefa.
Mergulhador que trabalhava na sondagem da ponte Salvador-Itaparica desaparece na BA
Os profissionais chegaram a cerca de 15 metros de profundidade, mas precisaram retornar à superfície por conta das condições marítimas.
Além disso, dada a profundidade, seria necessária uma espécie de oxigênio de compressão, que é bombeado da embarcação até o mergulhador. Mas Williams teria usado apenas um cilindo de oxigênio extra.
A Capitania dos Portos vai instaurar um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e circunstâncias do acidente. Após a conclusão do procedimento, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻