Sis Rádio
Publicidade
Publicidade
Madre de Deus/Ba
Min.
Máx.
Confira os melhores momentos da festa de Iemanjá em Salvador
03/02/2020

Confira os melhores momentos da festa de Iemanjá em Salvador

 

Cerca de 800 mil pessoas passaram pelo bairro boêmio do Rio Vermelho para saudar a rainha das águas

 

(Foto: Alexandre Lyrio /CORREIO)

 

Oguntê, Marabô, Caiala, e Sobá, Oloxum, Ynaê, Janaina e Yemanjá. As denominações e formas de saudar Iemanjá, a Rainha do Mar, são muitas e quem esteve em Salvador neste dia 2 de fevereiro não deixa de reverenciar a orixá. Cerca de 800 mil pessoas passaram pelo Rio Vermelho para reverenciar Iemanjá. A programação começou desde o dia 1º no caramanchão montado do lado da Colônia de Pescadores Z1. No Rio Vermelho, a procissão com cerca de 500 balaios para presentear a Rainha do Mar saíram às 15h30. Mas, antes disso, muita coisa aconteceu e você acompanha aqui todos os aspectos da festa de Iemanjá! Odoyá!.

A carioca Rafaela Furtado mora em Miami, e atua como diretora do apliativo Tik Tok, mas veio para Salvador apenas para curtir a festa de Iemanjá. Fazendo aniversário hoje, a devota foi convidada por Brown, de quem é amiga, para curtir a Enxaguada. "Era uma meta de vida minha bater parabéns nesse dia 2 em Salvador e, hoje, finalmente consegui. E vindo aqui tive a certeza de que a festa e a energia de Salvador são bem melhores", conta ela que fez o ritual completo do dia, desde a alvorada a entrega da oferenda.

No andor da sereia

 

"Essa energia de Salvador é inexplicável. Só vivendo isso aqui para sentir. Que Iemanjá continue abençoando e cobrindo nossa cidade de bênção. Odoyá!", disse o prefeito ACM Neto, que reconheceu a Festa de Iemanjá como Patrimônio Imaterial de Salvador.

O prefeito ACM Neto carregou o andor com o presente oficial para a Mãe D' Água (foto/reprodução Twitter)

O presente já foi entregue - e aceito pela sereia!

O presente oficial precisou esperar a maré cheia para ser entregue (foto de Tiago Caldas)

Como manda a tradição, a parte da tarde na festa de Iemanjá ficou marcada pela entrega do balaio de presentes. A oferenda saiu da colônia de pescadores pouco depois das 15h40h sendo entregue com amor e aceita pelo Orixá, cerca de 17h.

A diferença entre o horário de saída e entrega do balaio se deu por conta da maré, que precisava ficar cheia na hora da oferenda. Puxando o barco com as rosas e imagem do Orixá estavam o vice-prefeito e pré-candidato a prefeitura de Salvador Bruno Reis, e o prefeito ACM Neto, que disse que não iria comentar a estratégia do PT de lançar um nome "outsider" para a disputa do palácio Tomé de Souza.

"Cada um tem a sua estratégia e não cabe a mim comentar a do grupo de oposição. O que tenho a dizer é que a minha base já definiu que iremos apostar em meu vice-prefeito Bruno Reis, e estamos preparados para ganhar a eleição contra qualquer candidato que se coloque no processo, afirmou Neto.

 

 

Fonte: MADRE FM/CORREIOS
21:00 as 21:00
Publicidade
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Rua: Frey Godofredo Ralf - Madre de Deus/Ba
Ligue agora
(71) 3604-6117
Horário de atendimento
Das 08:00 as 18:00 hs